Dia 30 de Setembro / 01 de Outubro - Saída de Brasília e chegada à São Domingos



 Saimos da escola às 22h. Durante o trajeto tinham pessoas que não dormiam e logo não deixavam as outras tirarem um cochilo, pois usavam como arma um tubo de pasta de dente. 







Às 5h o ônibus atolou e ficamos no meio do nada por 1 hora. Chegamos em um local chamado "Casa do Guia Ramiro", tomamos um café improvisado, trocamos de roupa e seguimos para a caverna Terra Ronca. Antes, é claro, colocamos os equipamentos para explorar a caverna (um capacete com uma lanterna).



Chegando lá, ouvimos explicações dos professores e do guia, depois de muita prosa entramos na caverna. Vimos aracnídeos e peixes, ouvimos morcegos, escalamos rochas, cordas se quebraram, houve trabalhos em equipe, principalmente na travessia de rios.

"Saída" da caverna de Terra Ronca




Salão de espelhos


Depois de tanto esforço, fomos recompensados com uma linda cachoeira, para nos deliciarmos com as águas belas e refrescantes. Voltamos à cabana do Ramiro, almoçamos, logo depois fomos a gruta de Angélica e ficamos deslumbrados com o visual do salão de espelhos e estalactites recém formadas.







Fomos para a Pousadinha da cidade de São Domingos, nos sentimos nos "flinstones" pois a cama parecia uma pedra e tinham baratas por toda parte. Não temos fotos da estadia, nem nós e ninguém se animou de tirar fotos naquele lugar. E aliás, não poderiamos deixar de comentar o sono pesado de nossa amiga Daniela.

02 de Outubro - Último dia

Acordamos com o Guia legal batendo com o travesseiro, tomamos café da manhã e seguimos para o Cerrado.
Para variar, o ônibus para, por falha no motor, fomos empurrar o danado e seguimos.

Só diversão!

Chegando no cerrado, observamos várias coisas, carrapatos, flores, larvas, e o calor infernal que sofremos. Para compensar um rio no final com Boia Cross, e muita diversão.
Andrew na sua experiência incrível de experimentar uma larva.

- Andrew, como é comer uma larva?
- É horrivel, é crocante e quando você lembra que é uma larva que está dentro da sua boca se partindo dentre sua região lingual [risos] você quer suicidio e se arrepende amargamente por ter feito isso. [mais risos, muitos risos, pra não chorar]


Subimos ladeira acima para o ônibus e com o cheiro pior do mundo seguimos para onde? PARA A TOCA DO RAMIRO!   





Almoçamos, e finalmente seguimos para casa, mas infelizmente sem poder dormir, no mesmo sistema da pasta de dente no rosto, chegamos aproximadamente 23h e 59min.

Roteiro

A viagem foi do dia 30 de Setembro a 02 de Outubro.

Local: Parque Estadual Terra Ronca - Go ( Está localizado nas cidades de São Domingos, Posse e Guarani de Goiás.)

O Parque Estadual do Terra Ronca fica situado no norte de Goiás, perto da BR-020, no município de Guarani de Goiás e São Domingos. O parque está a 650 km de Goiânia e a cidade de apoio para visitação é São Domingos.

Objetivo: Conhecer as belezas naturais, flora e fauna, os rios de águas cristalinas, que formam lagos subterrâneos, os enormes salões internos das cavernas, ricos em minerais, as formações rochosas, as belas  estalactites e estalagmites.


Caverna Terra Ronca
Recebe esse nome pelo barulho produzido pelas águas que “roncam” dentro da caverna. Seus salões monumentais surgiram a partir de atividades sísmicas há milhões de anos.
Em era remota, Terra Ronca sofreu um desabamento principal que a dividiu em duas partes. 

Caverna Terra Ronca


Caverna Angélica
Entre suas principais atrações, o salão dos canudos, o salão dos espelhos e o belíssimo salão das cortinas são muito visitados. 
Pouco iluminado, ainda permanecem ricamente decorados pelas estactites e estalagmites, mas não livres das irreparáveis depredações.

Estalactites - Caverna Angélica

Estalagmites - Caverna Angélica

Seguidores

Google it!